18 de novembro de 2022

Presidente da Ampal prestigia Seminário na Comunidade Quilombola Muquem

No Dia do Combate ao Racismo (18/11), o presidente da Ampal, Roberto Salomão, prestigiou o Seminário Marinalva Bezerra – Preservação do Patrimônio Imaterial da Comunidade Quilombola Muquem, em União dos Palmares ao lado do assessor-chefe da Escola Judiciária Eleitoral do TRE/AL, o professor José de Melo.

No evento, houve a palestra sobre a retrospectiva histórica e sociocultural da Comunidade Quilombola Muquem, com o professor Zezito, o lançamento do documentário Muquem, que relata a arte quilombola e a identidade de um povo como também foi lançado o livreto  Hstória de um quilombo: Muquem.

A Comunidade do Muquém é a representação simbólica da materialização do Quilombo dos Palmares. A identidade e formação do povoado conquistou marcos importantes como o reconhecimento do seu território como representação da memória não só dos negros de Alagoas, mas do Brasil.

Na ocasão, o presidente da Ampal Roberto Salomão parabenizou a todos pela inciativa. “Esse trabalho resgata e valoriza a cultura da comunidade quilombola, trazendo reconhecimento para que as gerações mais jovens se sintam estimuladas a seguir a tradição dos mais velhos”, enfatizou o presidente da Ampal.

Por Cínthia Fernanda

18 de novembro de 2022

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *