47 anos de muita luta e garra

A Associação do Ministério Público de Alagoas nasceu no coração de desbravadores que, corajosamente, tomaram a iniciativa de fundar uma associação de classe destinada exclusivamente aos interesses dos membros do Ministério Público.

A jornada para efetivar a associação começou com a convocação de todos os membros do MP e uma sequência de reuniões. Assim, a Ampal foi fundada em 31 de julho de 1971, no auditório do Fórum “Muniz Falcão”, que ficava na Rua do Livramento, no Centro de Maceió. Estavam presentes Promotores de Justiça e o Governador do Estado de Alagoas da época.

Nossa missão

Representar, valorizar, defender, capacitar, lutar e atuar em prol dos Promotores e Procuradores de Justiça de Alagoas são verbos que definem as razões de existir da Associação Nacional do Ministério Público de Alagoas (AMPAL).

Uma entidade que se fundamenta na missão que o próprio Ministério Público brasileiro possui, por isso, é comprometida com a classe que representa e com a sociedade.

Um associação que está sempre atenta para lutar contra as tentativas de enfraquecimento das prerrogativas e direitos dos Promotores e Procuradores de Justiça.

Uma entidade de classe que busca as condições necessárias para uma atuação ministerial cada vez mais eficaz, onde os princípios e interesses fundamentais da sociedade estejam protegidos e haja a defesa da ordem jurídica e dos interesses da sociedade e a fiel observância das leis.

É, ainda, uma entidade que busca combater os ataques aos Promotores e Procuradores de Justiça. Estes que lutam, quer sejam nos processos judiciais ou extrajudiciais, contra as condutas criminosas, contra o crime organizado e contra a corrupção, e trabalham para fomentar a efetivação das políticas públicas.

Com muita honra e orgulho, a AMPAL representa homens e mulheres que são modelos de luta, de garra e de Justiça. São profissionais que se dedicam diariamente para cumprir a missão que lhes foi confiada. Homens e mulheres que surpreendem pela coragem e pela luta em prol de uma sociedade melhor.

A Ampal, com muita alegria, comemora quase 50 anos de uma história que é marcada por lutas, desafios e vitórias!