13 de junho de 2022

Presidente da Ampal participa do programa Segurança Pública em Foco, de forma virtual

Nesta segunda-feira (13/06), a Comissão do Sistema Prisional, o Controle Externo da Atividade Policial e a Segurança Pública do Conselho Nacional do Ministério Público (CSP/CNMP), na terceira edição do programa Segurança em Foco, discutem  o uso de câmeras corporais em ações policiais através do projeto “Olho vivo”, o qual, aliado a outros fatores organizacionais, ensejou redução da letalidade e da vitimização policial em São Paulo, com  coronel da Polícia Militar do Estado de São Paulo (PMESP) Robson Cabanas, na sede do CNMP.

O presidente da Ampal, Roberto Salomão, participa do evento, de forma virtual, pelo YouTube da CNMP.

Dentre os assuntos abordados, foram destacadas as principais vantagens do emprego de Câmeras Operacionais Portáteis (Body -worn Cameras), como o Fortalecimento da Prova Judicial, Redução do Uso de força e redução de denúncias e reclamações, Afirmação da Cultura Profissional, Solução rápida de crises e Treinamento. Além de relatar as características do Sistema de Bodycam de São Paulo, construindo privacidade para os policiais.

O projeto “Olho vivo” é fruto de estudos desenvolvidos desde 2016 e de intercâmbios com forças de segurança de Nova Iorque, Los Angeles, Londres, Chile e Alemanha. Consiste no acoplamento de câmeras portáteis ao fardamento dos policiais, as quais gravam automaticamente as atividades durante o turno de serviço e fornecem a localização por GPS.

Projeto Segurança Pública em Foco 

O projeto Segurança em Foco é realizado pela Comissão do Sistema Prisional, Controle Externo da Atividade Policial e Segurança Pública (CSP) do CNMP com o objetivo de estreitar o diálogo e a integração entre os órgãos envolvidos nas temáticas vinculadas à comissão e os participantes da Estratégia Nacional de Justiça e Segurança Pública (Enasp), como o CNMP, o Ministério da Justiça e Segurança Pública e o Conselho Nacional de Justiça. As palestras e os debates podem ser acompanhados presencialmente ou pelo canal do CNMP no YouTube.

De acordo com o presidente da CSP, conselheiro Jaime de Cassio Miranda, “o projeto, que estimula o diálogo com os órgãos que compõem o Sistema de Justiça e de Segurança Pública, é de suma importância para os trabalhos do Ministério Público brasileiro. Isso porque o planejamento transversal de ações e a adoção de estratégias comuns ou complementares, em última análise, potencializam a eficácia dos programas voltados à promoção da segurança pública”.

Por Cínthia Fernanda com informações do CNMP

 

 

13 de junho de 2022

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *