20 de outubro de 2022

Presidente da Ampal participa de celebração dos 130 anos do Tribunal de Justiça de Alagoas

Nesta quarta-feira (19/10), o presidente da Ampal, Roberto Salomão, participou da solenidade em alusão aos 130 anos do Tribunal de Justiça de Alagoas e Bicentenário da Independência. Durante a cerimônia, houve a entrega solene da Ata de Instalação do TJAL e do Selo comemorativo dos Correios (edição limitada).

O evento aconteceu ao ar livre, na Praça Marechal Deodoro, com projeção mapeada na fachada do Prédio Histórico do TJAL num espetáculo de luzes, sons, imagens e história. O Museu esteve aberto ao público para visitação.

Instalação do Tribunal de Justiça de Alagoas

A Corte alagoana foi instalada em 1º de julho de 1892, funcionando, provisoriamente, em uma das salas do Palácio do Governo, na rua do Comércio, no Centro de Maceió. Por volta de 1895, a sede do Tribunal foi transferida para a Praça Marechal Deodoro, passando a funcionar no prédio da primeira Escola Modelo, onde atualmente se encontra instalada a Academia Alagoana de Letras.

Trinta anos após a criação do Judiciário no Estado, foi inaugurado o prédio da Corte, onde hoje funciona o CCM. O prédio, também na Praça Deodoro, foi projetado em estilo “pseudoclássico” pelo arquiteto italiano Luigi Lucarini.

Durante 54 anos, a Corte de Justiça recebeu nomes diferentes, até ser conhecida como Tribunal de Justiça de Alagoas, em 1946.

20 de outubro de 2022

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *