Close
Carregando Eventos

« All Events

  • Este evento já passou.

17 setembro @ 09:00 - 12:00

 

Setembro é o mês mundial de prevenção ao suicídio, chamado também de Setembro Amarelo. O assunto que já foi um tabu muito maior, ainda enfrenta grandes dificuldades na identificação de sinais, oferta e busca por ajuda, justamente pelos preconceitos e falta de informação.
Pensando nisso, A 1° Promotoria de Justiça de Coruripe, por intermédio da idealizadora do projeto, a promotora de Justiça Hylza Paiva Torres de Castro, lançará o  Mensageiros da Esperança, que desenvolverá ações de prevenção ao suicídio, à automutilação e  à depressão,  no dia 17 de setembro às 9h, no Instituto Federal de Alagoas (IFAL), Campus Coruripe.

O Projeto Mensageiros da Esperança terá como objetivo detectar crianças e adolescentes com casos de depressão nas escolas estaduais e municipais de Coruripe. Durante este ano até janeiro, os mensageiros e técnicos da área de saúde, de assistência social e de educação serão capacitados. O projeto também capacitará professores, diretores, coordenadores, vigias, porteiros e merendeiras dos colégios. No Instituto Federal de Alagoas (IFAL) também haverá mensageiros da esperança. E a partir de fevereiro, a equipe do projeto dará palestras nas escolas.

O projeto Mensageiros da Esperança lançará um Manual que foi criado pela promotora de Justiça, Hylza Paiva Torres e pelo psicólogo Amilton Júnior Amaranto. No Manual constará o resumo da capacitação, os requisitos para trabalhar com as crianças e adolescentes. O que perguntar? Como perguntar? Quando perguntar? Como detectar se é uma tristeza ou depressão? São perguntas que estarão no Manual e auxiliarão a equipe.

Nas escolas serão selecionados alunos grêmios que atuarão como mensageiros da esperança para detectarem casos onde farão a ficha de encaminhamento para a Secretaria de Assistência Social, Secretaria de Saúde e Ministério Público.

Detalhes

Data:
17 setembro
Hora:
09:00 - 12:00

Informe AMPAL

Parceiros

Av. Luiz de França Albuquerque, n° 1860, Jacarecica - CEP 57038-640 | Maceió - AL