30 de outubro de 2021

Ampal participa do lançamento do Projeto Recomeçar – Jovens Aprendizes, em Santana do Ipanema

Nesta quarta-feira (27/10), o presidente da Ampal, Roberto Salomão participou do lançamento do “Projeto Recomeçar – Oficina de Jovens Aprendizes”, idealizado pelo Ministério Público de Alagoas e Senac, no município de Santana do Ipanema.

O evento também contou com a presença do procurador-geral de Justiça em exercício Valter Acioly, do promotor de Justiça do CAOP e diretor cultural da Ampal José Antônio Malta, dos promotores de Justiça, idealizadores do Projeto Maurício Wanderley e Viviane fARIAS, da diretora Regional do Senac de Alagoas Telma Ribeiro, da diretora Regional do Senac Ivanilda Mendes, da prefeita de Santana do Ipanema Cristiane Bulhões, do juiz da Vara da Infância de Santana do Ipanema, Kleber Rocha,  do presidente de Associação dos Moradores de Nossa Senhora de Fátima, Antônio Cajueiro, do  presidente da Associação Comercial, Josinaldo Soares, dos jovens que serão contemplados com o Projeto, além de empresários, representantes da sociedade civil organizada e outras  autoridades.

O Projeto iniciou no município de Arapiraca, com o objetivo de capacitar e inserir no mercado de trabalho adolescentes e jovens em situação de vulnerabilidade social, bem como aqueles em cumprimento de medidas socioeducativas em meio aberto, propiciando a oportunidade de mudança de vida e de transformação social.

O procurador-geral em exercício Valter Acioly destacou a importância de realizar o Projeto Renascer em Santana do Ipanema.

“Acompanhar desde início desses trabalhos que serão realizados, vão fazer uma grande diferença nesta cidade, porque há mais de 20 anos estamos acompanhando o trabalho do Senac em parceria com Ministério Público em Maceió, Arapiraca e outras cidades, temos certeza que aqui muito irão realizar. Parabenizamos a todos os alunos e todos engajados nessa missão”, destacou ele.

A promotora de Justiça, uma das idealizadoras, Viviane Karla Farias falou como surgiu o Projeto e destacou a parceria do Senac.

“O projeto Recomeçar foi idealizado por mim e por Dr. Maurício, trabalhamos na Promotoria da Infância em Arapiraca, em frente a realidade de muitos jovens que praticavam atos infracionais e nas audiências, eles reclamavam de uma oportunidade para mudar de vida, e pensamos em fazer algo para mudar essa triste realidade e surgiu o Projeto Recomeçar, graças a Deus tivemos a parceria de muitas pessoas, de muitos órgãos, e um deles foi o Senac, que nos estendeu a mão e através dessa grande parceria pudemos ofertar aos jovens cursos profissionalizantes para que eles tivessem uma oportunidade de vida, para que eles dissessem não, eu não preciso do tráfico porque eu posso trabalhar. O Projeto Recomeçar não se destina apenas aos jovens que praticam ato infracional, mas também fomos acolhendo os jovens que vivem em situação de vulnerabilidade. É com imenso prazer que podemos estender o Projeto Recomeçar na Santana do Ipanema e contamos com a parceria desse grande colega Dr. Kleber que abraçou e acolheu com tanta garra e determinação”, explicou a promotora.

Em seu discurso, o promotor de Justiça Maurício Wanderley, outro idealizador do Projeto destacou a importância da inclusão social e o papel do Ministério Público moderno.

“O Ministério Público do novo milênio, pro ativo e resolutivo quer cumprir seu mister constitucional e ser coadjuvante na efetivação dos direitos sociais daqueles que almejam vidas dignas, buscando a efetivação de políticas públicas pelo município, com a concretização dos direitos sociais esculpidos na Constituição Federal. O promotor tem que sair de seu gabinete e ir até a comunidade ouvir as pessoas e identificar as suas necessidades e anseio por um futuro melhor. O acesso ao conhecimento é o ponto de partida que precisa ser democratizado, assim convocamos empresários, a classe política e a sociedade em geral para que contribuam com ideias, habilidades e disponibilização de tempo, mas que tudo com oportunidades de trabalho e emprego, afinal a inclusão social é um sal da vida para os nossos adolescentes. E agora a porta de Santana do Ipanema, Dr. Kleber Valadares, um jovem promotor de Justiça que veio dar o melhor de si junto com a comunidade local para construir uma sociedade mais justa e solidária. O Senac é um grande parceiro dessa empreitada sem o qual não teríamos alcançado as conquistas do Projeto Recomeçar”, enfatizou ele.

O promotor de Justiça Kleber Valadares abraçou o projeto com muito entusiasmo e amor.

Esse projeto significa esperança de um futuro melhor para as nossas  crianças, jovens, adolescentes, porque diante de um cenário de drogas, falta de oportunidades e às vezes muita dispersão de informação pela internet, neste cenário nós nos deparamos com um desafio muito grande perante os jovens e quando veio este projeto com a possibilidade de oferecer cursos profissionalizantes para adolescentes, então, vimos uma luz, uma esperança e até uma forma de agradecimento à sociedade santanense”, disse ele

O diretor do Centro de Apoio Operacional das Promotorias, promotor de Justiça, José Antônio Malta Marques também prestigiou o evento,

“Sensibiliza-me falar do lado social, dizer da importância desse projeto, porque resgatar cada um dos senhores e senhoras, não é resgatar porque estão na marginalidade, não, mas trazer aos senhores, para mostrar que os senhores são capazes e merecem essa oportunidade, que não é um favor do Ministério Público e dos poderes constituídos, nem do comércio, mas trazer a vocês que são o futuro do amanhã . E apenas faltando colocar a esperança que vocês têm nas suas mãos para que os senhores exerçam com dignidade, após aprender uma profissão para o engrandecimento pessoal e de Santana, pois vocês estarão administrando cidades, exercendo o cargo de promotor de justiça ou outro, pois cada um de vocês é competente para o exercer qualquer profissão, caso tenham a oportunidade de exercê-lo”, afirmou ele.

Em sua fala o presidente da Ampal Roberto Salomão agradeceu aos envolvidos no Projeto.

“Orgulho de representar os novos promotores de Justiça.  Parabéns Dr. Kleber, Dr. Maurício e Dra. Viviane pelo projeto Recomeçar, ajudando a resgatar os menos favorecidos e vulneráveis, dando oportunidades para crescerem na vida.  Conclamo e agradeço ao grupo de empresários e comerciantes que fizeram aposta nesses jovens, porque os lucros não serão só para esses jovens, mas para toda sociedade.  Jovens, vocês aproveitem a oportunidade que estão tendo e façam bom uso daquilo que estão recebendo”, disse o presidente.

A prefeita Cristiane Bulhões afirmou que se sente lisonjeada com Santana do Ipanema abrigando projeto tão importante e se comprometeu em apoiar.

“Sinto um orgulho muito grande, enquanto prefeita, e não poderia deixar de enfatizar o compromisso assumido por meu pai com as pessoas da nossa cidade, o orgulho e exemplo que tenho da minha mãe e assim me comprometo a apoiar esse projeto tão importante e que vai cuidar dos nossos adolescentes. Inclusive, aproveito a oportunidade para anunciar que a prefeitura de Santana do Ipanema já escolheu o terreno para a construção de uma unidade do Senac para que possa proporcionar dignidade não somente a estes jovens do projeto, mas a muitos outros. Podem contar comigo”, declara a prefeita.

 Senac

O Senac é parceiro importantíssimo do Ministério Público no ‘Projeto recomeçar’ desde o início, em 2019, com a implantação no município de Arapiraca. È de sua responsabilidade a oferta de todos os cursos para os jovens em estado de vulnerabilidade social.

Para a diretora regional do Senac-AL, Telma Ribeiro, não há outro sentimento senão orgulho em serem parceiros de um projeto que quer resgatar e promover um futuro brilhantes aos adolescentes.

Fizemos a parceria, plantamos a semente em Arapiraca e hoje estamos trazendo o projeto recomeçar para promover dignidade, também, aos jovens de Santana do Ipanema. É uma união que deu certo com o Ministério Público e o Senac, primando por sua responsabilidade social, abre porta da esperança e da dignidade, distante da violência, para esses meninos e meninas. Orgulho é o sentimento em colaborarmos com esse momento de transformação”, ressalta Telma Ribeiro.

O evento apresentou as turmas dos primeiros cursos de estoquista e operador de supermercado, bem como foi realizada visita às instalações onde será implantado o laboratório de informática para o desenvolvimento de atividades do projeto.

O lançamento do Projeto Recomeçar – Oficina de Jovens Aprendizes aconteceu na Câmara dos Vereadores e conta com o apoio da prefeitura.

Por Cínthia Fernanda

 

 

 

30 de outubro de 2021

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *