9 de julho de 2019

Ampal e PGJ promovem Media Training

 

Encarar uma entrevista nem sempre é uma tarefa tão simples, faz-se necessário cuidado, pois além de lidar com alguns sentimentos como timidez, nervosismo e ansiedade, é preciso ter a preocupação de conceder respostas objetivas, claras e satisfatórias aos questionamentos e estar atento para não gerar mal entendidos, principalmente em situações conflitantes, em casos de grande repercussão ou nas diversas oportunidades de interação é com a imprensa ou novos meios.

Pensando nisso, a Procuradoria-geral de Justiça e a Associação do Ministério Público de Alagoas (Ampal) realizarão o curso “Media training: “Ministério Público e Jornalismo: a arte do bom relacionamento e o uso das mídias tradicionais e das novas tecnologias”, que será ministrado pelo premiado jornalista Fábio Gusmão, do Jornal O Globo e Extra (RJ), no dia 26 de julho, das 9h às 17h, no auditório Procurador de Justiça Edgar Valente de Lima Filho, que fica no prédio-sede do Ministério Público.

Segundo o presidente da Ampal, Flávio Gomes da Costa Neto, é evidente a importância de uma preparação prévia para o contato com a mídia. É por isso que, a PGJ e a Ampal entenderam a necessidade de promover o curso de media training, pois cada membro representa a imagem do Ministério Público do Estado de Alagoas.

“O curso será imperdível e é essencial para os membros do Ministério Público, pois, periodicamente, precisam lidar com a imprensa e estarem atentos também a forma como se comunicam pelas novas mídias, o que pode implicar muito em sua carreira e ascensão. Garantir que quem fale em nome do MP esteja bem preparado é um objetivo importante, pois o nosso compromisso é com a missão da instituição, é com a sociedade. Esta preparação só se faz com o treinamento prévio, que engloba vários aspectos da comunicação. O principal benefício do media training é o fortalecimento da imagem do MP, representado por cada membro”, expôs o presidente.

O presidente destacou também que estando bem preparado, o membro terá ferramentas e estratégias para contornar perguntas difíceis e, ainda assim, responder aos anseios da mídia, garantindo a credibilidade da instituição, mesmo diante de alguma turbulência ou caso de repercussão ou quando haja determinados interesses conflitantes.

O treinamento será com o jornalista e consultor em comunicação Fábio Gusmão. Jornalista há 20 anos e editor online no Jornal Extra, ele foi vencedor de prêmios, como o Esso de Reportagem, Prêmio Embratel e Tim Lopes de Jornalismo Investigativo. O palestrante já esteve nos Ministérios Públicos de Minas Gerais, Mato Grosso, Acre, Roraima, Tocantins e Bahia.

Durante a capacitação, serão abordadas técnicas de como lidar com profissionais da imprensa que atuam em diversas plataformas: jornal impresso, rádio, televisão, sites, blogs e redes sociais. A palestra também terá simulação de casos prático. As inscrições estão abertas, quem desejar participar, basta clicar no link: https://bit.ly/314l90F. Os participantes receberão certificados de participação.

Confira abaixo o conteúdo programático:

A liberdade de informar: os meios de comunicação como megafone das
instituições
– A semelhança do trabalho do Ministério Público com o da imprensa
livre;
– Como lidar com as solicitações de entrevistas sobre casos de
investigações sigilosas que estão no início (para o promotor);
– As negociações sobre o domínio do fato: os dados sobre um
determinado caso não pertencem ao promotor, nem ao jornalista. As
formas para chegar a um denominador comum;
– Técnicas para lidar com os profissionais que atuam em diversas
plataformas: jornal impresso, rádio, televisão, sites e blogs, redes
sociais;
– Como atuar numa entrevista coletiva, simulação de coletiva;
– Como atuar em entrevistas em vídeo para as redes sociais;
– O que vestir para a entrevista (ele e ela);
– A respiração x ansiedade: dicas para evitar que a falta de ar vire um
limitador na hora de passar a informação;
– Assessoria de imprensa: o setor de comunicação social e sua
importância para mediar relações, criar pontes e reduzir os impactos de
informações erradas publicadas pelos veículos de comunicação.

Estudos de casos: exemplos de casos gerais e específicos.
Apresentação e abertura para debates
– Imprensa e grupos especiais do MP: casos específicos da relação onde
ocorre o modelo perfeito e/ou imperfeito;
– A imprensa no Tribunal do Júri: as possibilidades de envolver os
jornalistas antes de cada júri de repercussão;
– Jornalismo investigativo: a força das investigações do MP que podem
ter projeção nacional (investigações na área de improbidade
administrativa, por exemplo);
– Informações relevantes para a imprensa durante a fiscalização do
processo eleitoral;
– Uma boa entrevista garante o melhor destaque: meios de chegar ao
objetivo de divulgar a ação do MP;
– O promotor como fonte: formas de cultivar um bom relacionamento
com alguns jornalistas, sem desrespeitar os demais profissionais de
imprensa;
– Meios de conduzir demandas negativas para a instituição: formas de
evitar ou minimizar o impacto de pedidos de declarações de casos
complexos;
– Gerenciamento de crises.

Redes Sociais: as melhores práticas para a vida social no mundo virtual
– O que pode fazer e o que não pode nas redes sociais;
– Imagem é tudo, tenha certeza do limite da exposição;
– Sua opinião é sua? E a opinião do seu cargo?;
– Como encontrar tudo disponível sobre você na rede: as técnicas

 

 

9 de julho de 2019

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *