16 de novembro de 2022

Alagoas registra primeiro caso da subvariante BQ.1 da Ômicron

A Secretaria de Vigilância em Saúde do Ministério da Saúde (MS) detectou o primeiro caso de uma subvariante da ômicron da Covid-19 em Alagoas, a BQ.1. Os dados constam no boletim epidemiológico de número 45.

O paciente é um homem de 66 anos, residente em Maceió, com histórico de viagem para São Paulo, segundo o Centro de Informações Estratégicas de Vigilância em Saúde (Cievs). Ele começou a apresentar os sintomas da Covid-19 no dia 15 de outubro, mas não não precisou ser hospitalizado. Após cumprir o período de isolamento domiciliar, o paciente está recuperado.

Segundo o infectologista Renee Oliveira, chefe do Gabinete de Combate à Covid-19 da Sesau, a população alagoana não deve entrar em pânico, uma vez que a chegada da BQ.1 no estado já era esperada.

“É preciso que elas sejam seguidas, porque o novo coronavírus não vai ser abolido, e o que deve ser feito é saber conviver com ele, seguindo as medidas de proteção e completando o esquema vacinal”, alertou o infectologista, ao destacar que há tendência do aumento de casos da Covid-19 neste fim de ano.

O relatório do MS já aponta que houve um aumento no número de casos relacionados à Covid-19 em Alagoas. O aumento foi de 64% em uma semana.

Para frear o avanço das variantes, as secretarias de saúde orientam a utilização de máscara em locais fechados e com grande fluxo de pessoas, evitar aglomerações, fazer a higienização das mãos frequentemente com água e sabão ou álcool em gel a 70%, além de manter atualizado o esquema vacinal completo, incluindo as doses de reforço.

Fonte: g1 AL

16 de novembro de 2022

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *