13 de janeiro de 2023

Ampal prestigia Solenidade de Posse dos cargos da Administração Superior do MPAL

A 1a° Reunião Extraordinária do Colégio de Procuradores de Justiça do Ministério Público de Alagoas, na manhã dessa sexta-feira (13/01), foi marcada pela Solenidade de Posse de cargos da Administração Superior, pelo lançamento do Plano Estratégico Institucional e Aposição de fotos na Galeria dos Corregedores-Gerais.

Os procuradores de Justiça Maurício Pita é o novo Corregedor-Geral; Vicente Felix, o Corregedor Substituto; Eduardo Tavares, o Ouvidor; Isaac Sandes Dias, Ouvidor Substituto; Lean Antônio Ferreira de Araújo, Subprocurador-geral Administrativo-Institucional e, Valter José de Omena Acioly, Subprocurador-geral Recursal.

A Solenidade foi presidida, inicialmente, pelo decano do Colégio de Procuradores de Justiça, Sérgio Jucá. Quando ele necessitou se ausentar, o Subprocurador-geral Administrativo-Institucional, recém-empossado, assumiu a condução dos trabalhos. O Procurador-geral de Justiça, Márcio Roberto, estava em outro compromisso institucional no Tribunal de Justiça.

Em seu pronunciamento, o decano, também, subprocurador-geral Judicial, Sérgio Jucá, desejou êxito na gestão a todos eles.

“Parabenizo a todos e aproveito para desejar que tenham missões exitosas”.

O Presidente da Ampal, Roberto Salomão, destacou que toda missão traz desafios, mas que eles podem ser superados com empenho e trabalho.

“Muitos foram os desafios ao longo da história, porém, nós que fazemos o MPAL temos superado pelo nosso amor, comprometimento e pelo trabalho que todos buscam desempenhar’.

O Subprocurador-geral Recursal, Valter Acioly, externou a gratidão e disse que não possui medo de assumir novas missões e desafios. “Agradeço ao procurador-geral de Justiça, a todos que integram o Colégio de Procuradores, aos Promotores e servidores por todo apoio. Contar com vocês nos dá a segurança de que juntos é possível fazer um excelente trabalho”, ressaltou ele.

O Ouvidor, Eduardo Tavares, ressaltou que a Ouvidoria tem um papel importantíssimo de aproximar o povo do Ministério Público, por poder escutar as pessoas, acolher as denúncias, reclamações ou sugestões por elas apresentadas e dando os encaminhamentos em busca de soluções”, disse ele.

Já o Corregedor-geral, Maurício Pitta, manifestou a sua gratidão e compromisso com a nova missão. “Assumo a Corregedoria Geral do Ministério Público de Alagoas, em razão da confiança em mim depositada para o exercício de tão nobre missão. Confirmo o propósito de contribuir para o engrandecimento desta que é uma das instituições mais nobres da nossa República, guardiã da nossa Carta Constitucional e da nossa democracia, vigilante servidora de seus cidadãos”, enfatizou ele.

O procurador de Justiça Dilmar Camerino, prestigiou a solenidade e teve a oportunidade de parabenizar e motivar a todos. “Não se aprende, Senhor, na fantasia, senão lutando, pelejando e trabalhando. Vamos lutar, pelejar e trabalhar para que este Ministério Público continue brilhando na constelação dos grandes Ministérios Públicos. Parabéns a todos”, enfatizou.

Na oportunidade, foram homenageados os procuradores de Justiça Geraldo Magela e Walber Valente por suas atuações como Corregedores-gerais. O primeiro, no período de 2019 a 2020. O último de 2020 a 2022. Houve a aposição das fotos deles na Galeria da Corregedoria Geral.

O procurador de Justiça Geraldo Magela, em seu discurso, fez uma retrospectiva de sua atuação no MP até ascender ao cargo de Corregedor-Geral e, depois se aposentar. Ele agradeceu pela equipe fantástica que teve quando foi corregedor-geral do MPAL e enalteceu.

O procurador de Justiça Geraldo Magela agradeceu pela equipe fantástica que teve quando foi corregedor-geral do MPAL. Ele deu ênfase ao crescimento da instituição, a consolidação e capacidade de seus integrantes enfrentar desafios e cumprirem as missões que lhe são concedidas. Já o procurador de Justiça Walber Valente destacou, especificamente, a missão que desempenhou na Corregedoria, definindo que ela foi pautada no respeito às diferenças e à independência funcional.

Em seu discurso, o Subprocurador-geral Administrativo-Institucional, Lean Antônio Araújo, que presidiu, também, a Sessão Solene, discorreu sobre a importância da lealdade institucional.

“O MP de Alagoas tem uma característica marcante, que é a lealdade institucional, membros e servidores exercem um verdadeiro comprometimento com o cidadão que é o destinatário final das ações institucionais”.

A Assessora de Planejamento e Gestão Estratégica do MPAL, Stela Cavalcanti, fez a apresentação do Plano Estratégico do MPAL. Durante sua exposição, falou que o documento foi uma construção coletiva, que contou com apoio de integrantes da instituição, de representantes do CNMP e da sociedade.

A solenidade, que ocorreu de forma híbrida, foi prestigiada por diversos integrantes do MPAL, além de todos que puderam acompanhar de forma online.

Estavam presentes na mesa de honra, também, além dos que já foram citados, os Procuradores de Justiça Marcos Mero, Helder Jucá, Maria Marluce Caldas e Kicia Cabral; os promotores de Justiça Humberto Pimentel, secretário do Colégio; Humberto Bulhões, chefe de Gabinete da PGJ; José Antônio, diretor do CAOP; Flávio Gomes, diretor financeiro da Ampal e, Marluce Falcão, coordenadora do Núcleo de Direitos Humanos. Na plateia, presencialmente, estavam os promotores de Justiça Adivaldo Batista, Antônio Villas Boas, Louise Teixeira, Luciano Romero, Napoleão Amaral e Shanya Dantas, além de servidores, estagiários, familiares e amigos dos empossandos e homenageados.

Por Cínthia Fernanda

  

 

13 de janeiro de 2023

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *