Nota de Parabenização à Procuradora de Justiça Maria Marluce Caldas Bezerra
A Associação do Ministério Público de Alagoas (AMPAL), que há mais de 50 anos representa promotores e procuradores de Justiça comprometidos com a promoção da Justiça Social, manifesta sua imensa alegria e orgulho ao parabenizar a procuradora de Justiça Maria Marluce Caldas Bezerra por sua indicação pela Presidência da República ao cargo de ministra do Superior Tribunal de Justiça (STJ).
Com uma trajetória de 38 anos de atuação marcada pela ética, bravura, responsabilidade e profundo zelo pelas causas públicas, Marluce Caldas honra o Ministério Público e se consagra como um exemplo de dedicação ao serviço público e à defesa dos direitos fundamentais.
Foi a primeira promotora de Justiça a atuar perante o Tribunal do Júri da capital alagoana, abrindo caminhos e rompendo barreiras com coragem, competência e firmeza — atributos que sempre pautaram sua trajetória institucional.
Combativa, qualificada e conciliadora, sua atuação firme em temas como o direito à vida, cidadania, infância e juventude, educação, saúde e direitos humanos é reflexo de uma vida inteiramente vocacionada à concretização dos valores constitucionais — especialmente os consagrados no artigo 5º da Constituição da República.
Marluce Caldas é um orgulho para o Ministério Público de Alagoas e para todo o povo alagoano. Mulher nordestina, com sólida formação jurídica e vasta experiência institucional, é a única mulher indicada na lista tríplice do Ministério Público e poderá se tornar a 10ª ministra a integrar o STJ — levando à Corte Superior um olhar sensível, firme e profundamente comprometido com a Justiça.
Sua indicação representa não apenas o reconhecimento de uma trajetória exemplar, mas também um marco histórico para a representatividade feminina no Judiciário e para a valorização do Ministério Público como instituição essencial à democracia.
Parabéns, procuradora Marluce Caldas! A AMPAL celebra com entusiasmo sua indicação pela Presidência da República e reitera sua confiança no compromisso e na competência que sempre marcaram sua caminhada.
Por sua sólida trajetória jurídica e representatividade feminina, desejamos o mais honroso êxito na sabatina a ser realizada pelo Senado Federal, reafirmando, desde já, as elevadas expectativas quanto ao seu merecido assentamento no Superior Tribunal de Justiça.